You're Next
























You're Next (Adam Wingard, 2011)



Ainda poucos o visionaram, mas You're Next (Adam Wingard, 2011) continua a marcar pontos. Em 2011, estreou no TIFF e foi logo eleito pela crítica especializada norte-americana como um dos marcos do ano. Entretanto, a Lionsgate adquiriu os direitos de distribuição e, devido à sua fusão com o estúdio Summit Entertainment, manteve-o na lista de espera durante dois anos, para desespero do público. Só no inicio de 2013, foi apontada a data para a estreia nos Estados Unidos, 23 de Agosto, e lançados os primeiros posters e trailer. Soube a pouco, mas a Lionsgate continua a fazer crescer água na boca dos que aguardaram tanto tempo. A última iniciativa de marketing foi a impressão de um reflexo de um dos assassinos mascarados com a cabeça de um animal nos outdoors de outros filmes. O efeito causa calafrios, se pensarmos que, quem esteja de frente para o outdoor, poderá ver o seu reflexo ao lado do do assassino, como se este estivesse ao seu lado. Ao mesmo tempo, lança um tom deveras sombrio sobre os filmes visados, que incluem comédias românticas ou melodramas - The Big Wedding (Justin Zackham, 2013), Peeples (Tina Gordon Chism, 2013) e Temptation (Tyler Perry). A Lionsgate colocou discretamente esta iniciativa na rua e a "piada" não foi recebida da mesma maneira pelos produtores dos filmes, tendo alguns reagido friamente à manipulação das suas próprias campanhas publicitárias. Também a passagem de You're Next pelos festivais de cinema esteve marcada por desenhos em estilo graffiti, aparentemente anónimos, espalhados pelas zonas que rodeavam os locais de projecção. Quer os reflexos, quer os graffiti, indiciam espectros ameaçadores que assombram a paisagem audiovisual e a vida nas cidades.


























Promoção de You're Next (Adam Wingard, 2011) no TIFF 2011



Segundo um argumento de Simon Barrett, You're Next reinventa o género home invasion, expondo a resposta de uma família reunida na casa de férias, quando é atacada por um grupo de mascarados. No entanto, a fragilidade da família é apenas aparente pois um dos novos elementos, a namorada do filho, revela-se, não só um opositor difícil de abater, como também uma força capaz de superar as capacidades violentas dos assassinos. Apesar de não ser um nome reconhecível para o grande público, o realizador Adam Wingard não é um propriamente um novato. Na cerca de meia dúzia de longas metragens que dirigiu, encontra-se a excelente A Horrible Way to Die  (2010). Contribuiu também para alguns dos melhores segmentos de V/H/S (2012) e V/H/S/2 (2013), famosas antologias de terror baseadas no conceito de found footage, e de The ABCs of Death (2012). Em 2013, a Lionsgate concede-lhe uma visibilidade mediática tardia mas completamente merecida. Importa saber como o público vai reagir a um slasher do tipo You're Next, depois da curiosidade que tem dedicado a esta inusitada e original campanha publicitária. Os filmes de terror têm estado presentes nos lugares cimeiros do box office norte-americano - apesar de, nem sempre pelas melhores razões. Vejam-se os casos recentes dos mediocres Mama (Andrés Muschietti, 2013) e Dark Skies (Scott Stewart), ou do último Evil Dead (Fede Alvarez, 2013), que estreia em Portugal esta semana. Vamos aguardar até ao Verão de 2013, para verificar se You're Next repete a proeza de Hostel (Eli Roth, 2005), da mesma Lionsgate, levando uma combinação equilibrada de terror, violência e qualidade ao topo do box office norte-americano. De "o mais aguardado" a "melhor campanha publicitária". O filme do ano?

Post scriptum: You're Next terá estreia em Portugal durante o MOTELx 2013 (mais aqui)
























Promoção de You're Next (Adam Wingard, 2011) e de Temptation (Tyler Perry, 2013)


 //  

Sem comentários: