Triad God e o Fenómeno das Mixtapes



Lo Por, Triad God, 2012


Do pouco que se conhece do projecto musical Triad God, sabe-se que é composto pelo músico Vinh Ngan, nascido no Vietname, criado em Hong Kong e a residir actualmente no sul de Londres. O projecto assinou recentemente pela Hippos In Tanks, editora norte-americana que conta com registos de Hype Williams, James Ferraro e Laurel Halo. A antecipar um longa duração, que estará apenas disponível em 2013, Triad God lançou a mixtape NXB, que pode ser encontrada em formato de dowload gratuito e se apresenta, desde já, como um dos momentos musicais do ano. Para desespero das grandes editoras e felicidade dos melómanos, os músicos continuam a explorar formas menos convencionais para disponibilizar a sua produção. Um dos formatos que tem revelado verdadeiras pérolas é a mixtape. Quase sempre oferecida gratuitamente, permite aos músicos libertarem-se dos constrangimentos da indústria musical e fugirem ao controlo apertado que recai sobre os direitos de autor dos samples, que muitas vezes utilizam.



House Of Balloons / Glass Table Girls, The Weeknd, 2011


Um dos casos paradigmáticos é o grupo de produtores reunido sob o nome de The Weeknd. Tirando as colaborações com outros músicos, toda a sua restante produção foi disponibilizada exclusivamente em três notáveis mixtapes: House of Balloons, Thursday e Echoes of Silence, todas de 2011. Seguramente, House of Balloons é um dos registos musicais mais estimulantes do ano passado e mesmo algumas publicações e sites mainstream colocaram-no no topo das suas listas de final de ano, bem à frente de outros títulos editados em formatos convencionais. Os samples utilizados são mais ou menos evidentes. No caso da faixa título, a base é o fundo musical do tema Happy House de Siouxsie and the Banshees, com a voz de Siouxsie Sioux a ser substituída pela de Abel Tesfaye, o líder do grupo. The Weeknd é um produto criado e massificado pela internet, em que os músicos envolvidos preferem refugiar-se na sombra e não ceder às tentações da solicitação mediática. O resultado apresentado nas três mixtapes é uma mistura desbragada de amor, sexo e drogas e uma desconstrução do R&B e da soul, apoiada por elementos contemporâneos de dubstep. Num registo menos R&B, mas com resultados igualmente brilhantes, podem ser encontradas na internet duas mixtapes gratuitas do projecto Clams Casino: Instrumental Mixtape (2011) e Instrumental Mixtape 2 (2012).



Happy House, Siouxsie and the Banshees, 1980


A mixtape NXB de Triad God foi lançada em Maio passado e pode ser acedida no link abaixo. Há algo na sua música que nos remete para alguma produção downtempo de meados da década de 1990, nomeadamente para o grupo japonês Silent Poets. No entanto, Triad God recorre também ao ruído e a instrumentos tradicionais orientais, o que resulta num som menos aveludado e mais experimental. O facto de ser falado/cantado maioritariamente em cantonês, se bem que o torna quase imperscrutável, isso não deixa de nos atrair e levar a concentrar, não no significado, mas no som das palavras. Durante cerca de trinta minutos, imaginamo-nos a ver In the Mood for Love  (Wong Kar-wai, 2000), mas sem legendas e com o Tony Leung a soltar as palavras em formato rap. É certo que a língua não ajuda a decifrar qual a mood de Vinh Ngan. Como pistas ficam apenas algumas músicas com o nome em inglês: Bruce Lee's Funeral ou I Never Told You. Ou uma pequena parte de uma letra: I never told you, I wanna hold you. A meio caminho entre a tradição e a modernidade, NXB não se refugia no exótico meloso, revelando novos pormenores a cada audição e baralhando-nos relativamente à sua posição geográfica. Misteriosa e melancólica, é a banda sonora ideal para ouvir num fim de tarde dos meses que se avizinham. Uma brisa serena, e a espaços inquietante, para este Verão.

NXB, Triad God, mixtape

Sem comentários: